Amigos do Fingidor

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Um bom romance de amor

Jorge Tufic


                                 Um bom romance de amor, numa época difícil como a nossa, quando se não distingue mais a beleza de um gesto no torvelinho frenético da vida cotidiana, nem o matiz de uma rosa do falso reflexo de uma lâmpada mortiça! Não sei se autobiográfico, mas esta narrativa de Carlos Costa nos toca profundamente.

                                Não há meio de parar com sua leitura, posto que os incidentes ocorrem de uma para outra página, e o tempo  ficcional do enredo anula os ponteiros do relógio. Nas quase 80 páginas do livro, foram poucos os intervalos do olhar sequioso por novas cenas e novos desdobramentos da estória desse homem,  personagem e narrador onisciente, capaz de seguir os avanços de uma doença pertinaz a minar seu próprio organismo, mas nunca de substituir sua paixão pela pessoa amada, de modo algum, pelo temor à morte.

                                Ressalte-se, nele, também, a linguagem poética e o estoicismo no enfrentamento do destino, assinalado, talvez, por um destes casos raros da medicina, embora os avanços da própria ciência em busca de um diagnóstico preciso. Fazer disso tudo a trama de uma novela sob o título de Amor no tempo do câncer, é ou não é vencer a fúria do caranguejo e triunfar, com glória, acima dos aparentes absurdos que a vida nos coloca diante dos olhos?

                               Carlos Costa, poeta, jornalista e assistente social, está de parabéns com mais esta obra de intensidade lírica e narrativa, para grandeza das letras amazônicas.

                                               Trata-se de um texto definitivo. Linguagem e organização me parecem resolvidos. E as possibilidades de leitura ao alcance de todos, ou seja, daqueles que se fazem o objeto da narrativa enquanto ela própria; mas, se for o caso,também do aspecto histórico e biográfico do autor, situação ambígua no caso desta novela. Louve-se, afinal, a construção de significados além do simples relacionamento das personagens do livro, o que o torna prazeroso na transmissão de valores que interagem com o enredo sobremaneira complexo e surpreendente.