Amigos do Fingidor

terça-feira, 23 de maio de 2017

Muita chuva. Isso é bom?



Pedro Lucas Lindoso
  

Chove sempre na Amazônia. Às vezes chove muito. As pessoas estão preocupadas porque o rio está transbordando. A cheia do Rio Negro para este ano, em Manaus, que atinge o pico em junho, deverá alcançar mais de 29 metros, segundo avaliações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, recentemente publicadas nos jornais.
Dizem que muita chuva não é muito bom. Quando alguém diz: chega! Está bom! Deve-se parar. Está o suficiente. O suficiente é bom? Está mesmo bom de chuva? Deve mesmo se pedir para parar de chover?
Ouvi na televisão que houve substancial aumento no volume das chuvas este ano. Obviamente que isso influenciou a cheia dos rios amazônicos.
Comenta-se também sobre um fenômeno meteorológico conhecido como “La Niña”. Esse fenômeno seria o responsável pelo aumento da quantidade de chuvas na nossa região. Chuvas que atingiram as Cordilheiras dos Andes e também a nossa Amazônia. Com certeza então essa tal de "La Niña" é uma garota peruana, ou melhor, quéchua!
Continuo a minha meditação: Será que muita água é bom?
Gosto do vocábulo bom quando ele significa algo útil para nós, seres humanos. Gosto do sentido bíblico da palavra bom. Quando Deus criou o mundo e viu que tudo era bom. Está lá no Gênesis. E penso mesmo que o mundo é bom porque tudo parece ter sido feito e colocado com sabedoria. E grande arte. Sem querer repetir, e já repetindo, a frase feita de que a natureza é perfeita.
Ouvi de um sacerdote, citando São Basílio, que: "A água impregna de sua vitalidade a planta, dando-lhe possibilidade de revestir-se de cores".
Mas até a água em demasia pode não ser bom. Os rios da Amazônia estão transbordando. Isso não é bom. Ou é?
Mas “Deus viu que tudo era bom”. Sendo assim tudo nele é colocado com sabedoria e arte. E se Deus existe e está vivo, dotado de livre vontade porque é vivente, tem o poder de fazer o que escolhe para fazer. Deve, portanto, escolher o que é bom.
Assim, vamos nos alegrar com a abundância das águas que transbordam os rios de nossa região. Se acontecem as cheias todos os anos é porque é bom.