Amigos do Fingidor

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Genética e teorias dos conhecimentos


João Bosco Botelho


Sem esquecer Nietzsche: “Não há fatos, somente interpretações”, é possível pensar, sem receio dos exageros da paixão, que o rápido aumento do desvendar da microestrutura nos níveis moleculares, nos últimos vinte anos, está aproximando a ciência dos mistérios da memória, fonte majestosa de todo o conhecimento. Sob essa perspectiva, torna-se razoável rever as teorias de conhecimento e aproximá-las do genoma, a origem da vida e da morte.
A abordagem para discutir outras teorias do conhecimento obriga ligações diversas das concebidas, por exemplo, a partir dos saberes de Locke, na ideia da “tabula rasa”, e dos de Marx, maximizando o valor do coletivo sobre o pessoal.
Mesmo aceitando ser impossível articular as teorias do conhecimento e os saberes em si mesmos, fora do contexto onde são produzidos, não há dúvida quanto à fantástica repetição de atitudes humanas de fuga à dor ou à simples ameaça de situação dolorosa, nos quatro cantos do planeta.
Parece claro que esse conjunto comportamental, evidente nas relações sociais, teve forte influência na concepção do jusnaturalismo aristotélico, ajuizando valor ao equânime, mais fortemente presente, até o século XVII, quando sofreu transformações sob a influência do historicismo de Hobbes e Rousseau.
A proposta teórica das memórias sociogenéticas admite certos instrumentos sociais, formados ao longo da ontogênese, por meio dos quais, a ordem genética interage com o social em contínuo processo de aperfeiçoamento com o objetivo de compor atitudes corporais e sociais para fugir da dor e procurar o prazer.
Sob a égide desses novos conhecimentos, as teorias do conhecimento serão atualizadas quando for acrescentado o sociogenético aos pressupostos teórico-idealista (Hegel), material (Feuerback), histórico-social (Karl Marx), biológico (Darwin) e comportamental (Freud). Desta forma, as memórias sociogenéticas são as pontes biológicas que articulam a herança genética ao social e vice-versa.