Amigos do Fingidor

terça-feira, 4 de julho de 2017

Não confunda


Pedro Lucas Lindoso

Minha querida tia Idalina vive dizendo: “não confunda catraca de canhão com conhaque de alcatrão”.
Mas as pessoas confundem as coisas. É muito comum confundir-se o Amazonas, nosso estado, com Amazônia, com seus vários conceitos: o bioma, a região Norte, a Amazônia Legal, Internacional etc.
Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, na década de 80 do século passado, em périplo pela América Latina, confundiu o Brasil com a Bolívia. Foi demais! Logo a Bolívia! O Piauí do mundo!
Rondônia, que o pessoal confunde muito com Roraima, já foi Território do Guaporé. Porto Velho já pertenceu ao Amazonas, mas tornou-se capital do então Território de Rondônia, cujo nome é homenagem ao Marechal Rondon.
O Estado de Roraima já foi Território Federal de Rio Branco. O rio que corta a cidade de Boa Vista é o rio Branco. Rio Branco é a capital do Acre, nome do rio que corta a cidade. A cidade de Rio Branco foi homenagem ao Barão do Rio Branco. Como se sabe, o Barão era o chanceler do Brasil quando foi assinado o Tratado de Petrópolis, que anexou o Acre definitivamente ao Brasil.
Cartas e encomendas dirigidas à capital do Acre eram equivocadamente enviadas a Boa Vista, capital do então Território do Rio Branco. Provavelmente por esse motivo, mudaram o nome para Roraima. Homenagem ao monte cujas rochas são tidas como uma das formações mais antigas do planeta.
A possível última vítima dessa confusão é meu amigo Parimé Pinto. Nascido em Boa Vista, há mais de 80 anos, quando esta ainda era capital do Território do Rio Branco. Na identidade de Parimé, expedida pela SSP-AM, quando veio viver em Manaus, consta que ele é natural de Rio Branco-AC! Mas ele se considera mesmo é amazonense, e não acreano.
A ex-presidente Dilma em visita a Boa Vista confundiu Roraima com Rondônia. Informada da gafe pediu desculpas aos “roraimadas”. Agora confundindo roraimenses com “roraimadas”. Pobre povo macuxi.
Muita gente confunde Suécia com a Suíça, como confundem Roraima com Rondônia. Em viagem ao exterior, o presidente Michel Temer cometeu uma enorme gafe. Ao discursar na Noruega, após encontro com a primeira-ministra, Temer chamou de rei da Suécia o monarca da Noruega.
Chamar empresários russos de soviéticos ainda se perdoa. Agora o Temer foi confundir logo o rei da Suécia, que é casado com uma brasileira, a Rainha Sílvia. Imperdoável. Tia Idalina tem sempre razão. “Não confunda”!