Amigos do Fingidor

terça-feira, 25 de julho de 2017

Você pode. Nós podemos


Pedro Lucas Lindoso


Há alguns anos era inimaginável que o filho de um queniano negro seria eleito presidente dos Estados Unidos. E reeleito. Enquanto no Brasil um metalúrgico nordestino também, surpreendentemente, foi eleito para presidir o país. Também reeleito.
Obama não pode mais ser presidente. Como ex-presidente, goza de prestígio e reconhecimento. Está “numa boa”. Não é caso de nosso metalúrgico. É candidato novamente, o que é proibido constitucionalmente nos EUA. E ainda responde a acusações e processos. Não está, como seu colega Barack Obama, “numa boa”.
 É lamentável que nossas ainda frágeis instituições democráticas não sejam fortes o suficiente para evitar graves desmandos das máquinas partidárias. Assim como as práticas recorrentes de corrupção. Acusações de malfeitos envolvem todos os partidos, independente do viés ideológico.
 A população está descrente dos políticos. Isso é triste e perigoso.
O povo do Amazonas está sendo convocado para escolher, extemporaneamente, um novo governador. Em meio a muita descrença, ouço que vários vão se abster ou votar em branco.
Sou contra o voto em branco e a abstenção. O político exerce um mandato. O instrumento de um mandato é sempre uma procuração. Ora, alguém exerce o mandato porque o povo escolheu. Se você votou em branco eu entendo que você está abrindo mão de escolher seu “mandante”. Você está dizendo, em outras palavras, “façam o que quiserem”.
Lula foi eleito convencendo o povo a não ter medo de ser feliz. O povo podia eleger um metalúrgico de esquerda. Obama foi eleito convencendo o povo de que também podia. Sim você pode. “Yes, you can.”
Eu acredito nisso. O Povo pode. Só você pode mudar o Amazonas. É isso. Só você pode. Só exerce um mandato quem tem uma outorga. Ou seja, um consentimento, uma concessão do povo. A necessária e definitiva aprovação.
Por isso eu insisto: não vote em branco. Nunca. Não dê cheque em branco. Jamais. Não assine papel em branco. Só uma pessoa pode mudar nossa cidade, nosso estado e nosso país: você.
Você pode. Nós podemos.