Amigos do Fingidor

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Desistiu de casar


Pedro Lucas Lindoso


Além do conhecido 11 de agosto, quando nós advogados celebramos nosso dia, duas outras efemérides de agosto chamaram minha atenção. Dia 13, dia do canhoto, e dia 15, quando foi celebrado o dia do solteiro.
Vamos começar pelos canhotos. Preconceito é algo odioso. Em todos os sentidos e de todas as formas. Os ignorantes sempre perseguem todo aquele que é considerado ‘diferente’ da maioria. Os canhotos, indivíduos que se utilizam da mão esquerda para comer, escrever e segurar objetos, já foram ou são motivo de discriminação.
Em Francês, “gauche” significa esquerdo, mas também pode significar algo incorreto ou mesmo desajeitado. Na língua italiana, canhoto é sinistro. Esquerda em Italiano é sinistra, o que também é pejorativo.  A palavra portuguesa “canhestro”, que é sinônimo de canhoto, também se apresenta como sinônimo de algo desajeitado ou errado.
Em Espanhol, canhoto é “zurdo”. Muito cuidado para não confundir “zurdo” (canhoto) com “surdo” em Português. Há o equivalente em Espanhol “sordo”, porém o termo mais adequado é “deficiente auditivo”, assim como em Português. É o que me explicou minha professora de Espanhol.
Quanto aos solteiros, melhor não opinar muito, pois pode ser desastroso.  Um jovem prestes a ficar noivo leu em algum lugar que “As únicas pessoas realmente felizes são mulheres casadas e homens solteiros”.
Eu lhe disse que evitaria opinar, pois poderia ofender minha esposa. Mas lhe disse que casamento é sim uma prova de resistência física, intelectual, moral e financeira. Mas que valia a pena.
Todavia, como advogado cabia lhe alertar que ao deixar de ser solteiro, nunca mais poderá voltar ao “status quo ante”. Ou seja, jamais poderia voltar a ser solteiro novamente.
E se eu me divorciar? Perguntou-me. Ficará divorciado, respondi-lhe. E se ela falecer, serás viúvo, ora, ora. Solteiro, jamais.
O rapaz desistiu de casar! Pretende celebrar o 15 de agosto até morrer.