Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Mês do cachorro louco


Pedro Lucas Lindoso

Tia Idalina é uma pessoa supersticiosa. Aliás, muito supersticiosa. Ela pede, encarecidamente, às pessoas que evitem relatar qualquer superstição. Ela explica que acaba adotando a prática e isso é muito cansativo, segundo nos explica.
O mês de agosto é um sofrimento para Idalina. Procura não sair de casa. Recolhe-se a uma espécie de retiro espiritual. Diz que é para evitar o azar que acredita impregnar especialmente o mês de agosto. Titia se abastece de pé de coelho, trevo da sorte, amuletos, sal grosso e até um dente de alho pode ser encontrado junto aos seus pertences.
Ontem telefonei e a secretária me disse que ela não atende telefonemas no mês de agosto. Mas faria concessões, incluindo a minha pessoa.
Argumentei com Idalina que não via razão para tanto sofrimento no mês de agosto, no que ela me replicou:
– Só para lembrar: em agosto houve o suicídio de Getúlio Vargas, a morte da Princesa Diana, Elvis Presley e de Juscelino Kubitschek. Todas me abalaram profundamente, por motivos diversos. Um horror!  Em 1914, no dia 1º de agosto, teve início a 1ª Grande Guerra Mundial. Em 1945, mais de 200 mil pessoas morreram em Hiroshima e Nagasaki, completou. E você acha pouco?
Disse-lhe que o meu problema com agosto é que não há feriados para a gente descansar e passear. Além disso, em Brasília costuma ser muito seco e em Manaus faz muito calor.
Segundo meu colega Chaguinhas, foi entre os romanos que o mês de agosto começou a ser considerado azarento, embora não se saiba exatamente o motivo. Já aqui no Brasil, com a influência dos portugueses, essa crença chegou e se espalhou. Daí o dito popular “casar em agosto traz desgosto”.
Pergunto a uma amiga veterinária e muito culta por que agosto é o mês do cachorro louco. Ela me explica:
– No mês de agosto, a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos (mesmo!) e brigam para conquistar a fêmea. Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva do bicho, se espalhe mais.
Então pessoal, vamos vacinar a cachorrada, porque agosto é mês de cachorro louco.