Amigos do Fingidor

terça-feira, 19 de setembro de 2017

O problema está na rima


Pedro Lucas Lindoso

Seria trágico se não fosse cômico. Veio consultar-me, como advogado, uma humilde senhorinha, muito simpática. Sua sobrinha, moradora da periferia de Manaus, está muito triste e revoltada.
A moça é musa de uma equipe de futebol do Peladão. Como se sabe o Peladão de Manaus é o maior campeonato de peladas do mundo. Reúne três coisas que o homem médio brasileiro muito aprecia: mulheres, futebol e uma boa cerveja.
Pois bem, cada time elege uma musa. Há mais de quatrocentos times inscritos no campeonato deste ano. Houve a primeira eliminatória com a escolha de cem moças. Cada uma representando seu time na qualidade de musa. A moça em questão ficou fora dessa primeira grande repescagem. Ou seja, ficou fora das cem primeiras classificadas.
Segundo regras do campeonato, a classificação das moças eleva a pontuação dos times. Entendo que não se classificar em uma eliminatória, em que são escolhidas uma centena de moças, deve ser um baque terrível em qualquer autoestima. Afinal, cem é um número bastante expressivo.
Sou de opinião de que não existe moça jovem feia. A juventude em si é sinônimo de beleza e vigor.
Disse-me a tia que a menina estaria se sentindo injustiçada porque não tem um nome da moda. Ela gostaria de ter um nome americano. Ou pelo menos que tivesse y, k ou uma letra dobrada. Que fosse um nome de princesa, de menina rica.
Perguntei o nome da garota. Chama-se Raimunda. A tia explicou que a família veio do Alto Acre e são vizinhos da Amazônia peruana. Santa Raimunda do Bom Sucesso é uma devoção popular para o povo da região. Incluindo também os países vizinhos Peru e Bolívia.
Argumentei que conheci e conheço várias Raimundas. Todas carinhosamente chamadas de Rai. Todas ótimas pessoas. Mas a garota não quer mais o prenome e a consulta é se é possível mudar.
As decisões judiciais têm sido favoráveis pela alteração do prenome, quando da exposição ao ridículo. Há muitos anos o Tribunal de Justiça de São Paulo permitiu a alteração do nome de Kumio Tanaka para Jorge Tanaka. A pronúncia “Cumi o Tanaka” ridicularizava o cidadão.
A menina deseja mudar o nome para KRYSLAYNNY, com k, y e n dobrado. Só assim, acredita, conseguirá ser rainha do Peladão.
A garota desabafou dizendo que o nome a expõe ao ridículo. O problema do nome Raimunda é a rima.