Amigos do Fingidor

quinta-feira, 29 de março de 2018

Zona de Guerrilha Franca



Zemaria Pinto

1 – Finalmente o Brasil ganhou da Alemanha. Não em algum indicador econômico ou social. Apenas, no medíocre e descartável futebol.

2 – Marielle continua morta. E seus assassinos continuam impunes – e anônimos.

3 – Meirelles é candidato de si mesmo. Mas não terá nem o próprio voto, já prometido a Temer.

4 – Aliás, o desemprego, que vinha caindo em ritmo de toada, voltou a subir de forma metaleira: só em fevereiro, foram mais 550 mil pessoas desempregadas. Sem contar os venezuelanos. Efeito do carnaval? Ou da incompetência do Meirelles?

5 – “Voxê é uma pexoa horrrr-rrrí-velll” – e as senhoras (com o o fechado: ô) e os senhores do Supremo, cada vez mais abjetos.

6 – Como diria a Mãe Velha – quem com porcos anda, chafurda com eles.

7 – O mecanismo é ruim porque tem um roteiro primário e interpretações caricaturais – além daquele insuportável narrador, marca registrada do Padilha, que o utiliza para suprir a deficiência de sua narrativa visual.

8 – O delegado vivido por Selton Mello é tão inverossímil quanto o capitão Nascimento. A diferença é que o Wagner Moura dominou o capitão, enquanto Mello se deixou dominar pelo delegado, sussurrando quando deveria gritar, berrando quando deveria apenas falar alto. Histrionice involuntária é incompetência da direção.

9 – Afinal, como diria Hitchcock – ator é gado.

10 – Boicotar a netflix por causa de uma série de bosta é o mesmo que boicotar a coca-cloaca porque é um ícone do imperialismo.

11 – Eu não tomo coca-cloaca porque não gosto daquilo. Me dá ânsias de vômito. Sin embargo, coloquem no “google imagens” a consulta “che coca-cola” ou “fidel coca-cola”. Eles adoravam coca-cloaca. Mas a revolução cubana foi muito mais que essa relação entre os comandantes e a porra da cloaca.

12 – Prenderam os amigos do Temer. Como dizia minha avó – um homem sem amigos é um monturo. Com amigos, comparsas ou meros baba-ovos de ocasião, o Temer já nasceu monturo.

13 – Ovo de páscoa? Nem os meus.